20 dicas de como ter um ótimo desempenho no televendas

Essa aplicação do telemarketing é uma das mais complexas. Primeiro porque no recrutamento e seleção os candidatos já torcem a cara para ele e segundo é porque não há um planejamento e estruturação. E é claro que o desempenho fica bem abaixo do esperado, gerando as caras e bocas dos candidatos.


Para fazer um excelente televendas é ecessário:

  • Um script bem elaborado;

  • Planejamento de chamadas;

  • Banco de dados;

  • Pessoal treinado.

Mas de nada adianta fazer de qualquer forma. Segue abaixo uma lista com 20 dicas essenciais para um televendas de sucesso. Essas dicas são experiências de implantações de telemarketing em diversas empresas. Use-as para melhorar a produtividade.

1. Tenha um objetivo primordial para cada chamada definido como: "Que é que eu quero que eles façam? Que resultado dará esta chamada, é aquilo que eu gostaria de fazer?" 

2. Prepare perguntas para o seu televendas utilizando seu objetivo, perguntas e objetivos devem estar sintonizados. Pergunte a si mesmo, "Como posso persuadi-los? Como ajudar meus clientes a tomar a melhor decisão?” Lembre-se, muitas vezes, as pessoas acreditam mais nas suas idéias do que você. 

3. Também tenha um objetivo secundário, para cada chamada tenha algo pelo qual você vai lutar para conseguir, no mínimo. Por exemplo, quero vender um plano de saúde, mas se não conseguir, no mínimo devo conquistar uma indicação para fortalecer o banco de dados. Desta maneira, você pode desfrutar de sucesso em cada chamada que você faz. 

4. Trate o intermediário da chamada como se fosse o cliente, essa pessoa determina se você tem ou não chances de falar com o comprador. 

5. Reuna o máximo de informações possíveis do cliente antes de falar com ele. Se não tem, faça perguntas durante a ligação.

6. Se ligar para um empresário a secretária vai pensar: 
"Será que essa pessoa tem algo interesse, ou de valor para o chefe?" 

7. Se deixar uma mensagem de correio de voz, ou com um uma secretária, esteja certo que ele oferece uma dica de um benefício ou resultado que provoque a curiosidade, mas não fale de produtos ou serviços. 

8. O objetivo de sua abertura telemarketing é despertar a curiosidade e o interesse para que os clientes entusiasticamente comecem a perguntar. 

9. Lembre-se: A única decisão que você está procurando na abertura é o de a pessoa continuar a falar com você. 

10. As pessoas querem sentir como eles são - a única pessoa que você está ligando e não apenas uma das massas que constam numa lista de nomes.

Trate-os pelo nome, livre-se da síndrome da ligação anterior. 

11. No use palavras fracas como: "dependendo", "poderia", "talvez", e "possivelmente". Estas são palavras que não mostram segurança


12. Os clientes têm interesse em idéias que você ouviu de outros clientes que possam ser capazes de aproveitar, como um cliente aproveitou determinado produto, que resultado obteve.


13. Receba as informações antes falar. Como você pode fazer uma apresentação eficaz sem saber o que os clientes realmente precisam? 

14. Evite dizer: "Você ganhou um desconto, ....”. Descontos tiram o valor de qualquer produto ou serviço. 

15. Evite ir perguntando, "Está tudo indo bem?", "Quais são as suas necessidades?", "Você está tendo algum problema agora?", "Como está nosso serviço?", E "O que você está procurando em um vendedor? " São perguntas fracas que faz com que os clientes pensem muito. Em vez disso, envolva-os emocionalmente.Faça-os sentir a dor ou o problema que pode ser resolvido com o seu produto ou serviço, especialmente os problemas que você provavelmente sabe que ele está enfrentando. Por exemplo, "O que você faz em situações quando você precisa melhorar suas vendas e não consegue?" “O que faz quando precisa acessar a internet? Vai a lan houses?”

16. Peça uma pergunta de cada de uma vez. Eles só vão responder uma de cada vez, por isso, controle sua ansiedade. 

17. Depois de perguntar, fique quieto. Resista à vontade para falar se eles não responderem imediatamente. Não se deixe intimidar pelo silêncio. Eles estão provavelmente pensando o que vão dizer. Pode ter certeza, o silêncio é mais difícil pra eles. 

18. Seja confiante em suas perguntas. Uma razão para os clientes responderem é você fazer perguntas inteligentes, portanto prepare-as. . .

19. Sempre saiba onde você vai com as respostas. Seja ela qual for. Faça um caderno com as principais respostas dadas e treine dar uma resposta a altura delas. O caderno das objeções, você pode até dar um prêmio para os operadores que mais preencherem corretamente o caderno.

20. Saiba mais sobre o processo de tomada de decisão. Podem haver muitas pessoas atrás do palco e que podem influenciar a decisão. Pergunte sobre os usuários reais de seus produtos ou serviços, alguém que poderia influenciar a compra, ou quem tem de assinar.

O telemarketing pode ser sua chance para enfrentar melhor a crise. Isso quem vai escolher é você.

Aliás, tire o "S" da palavra CRISE e CRIE.

O Sucesso lhe espera.

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