A negociação de sucesso

A negociação é um ato que faz parte da nossa vida, isto é fato.
Para vendedores a negociação é algo decisivo para o sucesso ou fracasso das vendas.
Muitos não dão tanta importância a esta fase da venda – um erro.
Assim como todo o processo de venda a negociação deve ser estudada passo a passo e, para isso, definimos aqui 3 bases essenciais para o sucesso em uma negociação.

Conhecimento: Conhecer a empresa, o negócio, os produtos ou serviços é obrigação. Mas para realmente fazer a diferença o vendedor deve conhecer também o cliente alvo da negociação por meio de revistas, estudos de comportamento. Se você vendedor lidar diretamente com empresas, aí é mais fácil ainda saber a direção que a empresa segue.
Só assim conseguirá encaixar as necessidades deles aos produtos ou serviços oferecidos.

Paciência: Cada cliente tem seu tempo, você deve ser um camaleão para se adaptar a cada situação e isso requer, antes de tudo, paciência. Lidar com clientes não é fácil, porém é a única forma de trabalhar. Procure observar bem o que eles dizem, e, se possível, anotar tudo. Esta é uma ótima forma de se precaver da falta de paciência.

Disposição: Para cada cliente o atendimento é único. Você vendedor atende várias pessoas por dia, por isso é normal haver uma queda na motivação ou disposição, mas lembre-se que o cliente sempre espera que você esteja disposto a atender. Esta disposição vai pesar muito para que você obtenha sucesso. Na hora da compra o cliente está num momento, na maioria das vezes, de euforia, não combina com você desmotivado, portanto melhore para vender mais.

Negociação é relacionamento, quanto melhor for, maior será a confiança do cliente em você. E quanto mais confiança mais fácil será chegar a um acordo, ao fechamento, e é claro, a comissão. Quer ter mais sucesso nas negociações?

Utilize desse tripé, conheça bem seus clientes, produtos, empresa. Tenha paciência e disposição, e por fim dê o melhor de si. Você só tem a ganhar. Experimente! 

Conte-nos o que achou do artigo.