Pós venda – Aprenda a lucrar com ele!

O pós-venda é muito comentado em treinamentos e palestras. Mas você conhece alguma empresa que pratique? Eu confesso que conheço pouquíssimas, e não é por falta de conhecer empresas, muito pelo contrário.
Esta ferramenta poderosa é desprezada no dia a dia, por conta da correria, grandes dificuldades de gestão e treinamento.
E também pela cultura brasileira de trabalhar para resolver os problemas e não para preveni-los.
O pós-venda tem o poder de transformar a sua empresa sem precisar contratar um consultor, veja agora 3 das muitas vantagens que esta ferramenta pode trazer:

O Relacionamento com o consumidor: Fica muito mais respeitoso, quando o cliente recebe uma ligação para ser questionado se o produto foi entregue na data e conforme prometido sente-se lisonjeado e muitas vezes assustado. Por que isso ocorre?
Conhece a frase “Em terra de cego quem tem olho é Rei”? Num mercado no qual as empresas não praticam pós-venda isto se torna um grande diferencial competitivo.
Praticas como esta geram a famosa propaganda boca a boca, o efeito surpresa faz com que os clientes comentem para os seus próximos o ocorrido, gerando uma imagem positiva da empresa.

Monitoramento: O seu cliente é o melhor fiscal dos seus colaboradores e os processos da empresa. Certa vez implantei o serviço de pós venda e nas 3 primeiras ligações percebemos que os clientes não gostavam que as entregas fossem feitas pela manhã. Como o empresário e o funcionário iriam saber desta informação? Pós-venda.
A GE descobriu em 1991 que havia problemas em uma peça nos seus ferros de passar roupas por meio do pós venda, e conseguiu inteligentemente fazer com que os próximos clientes não passassem pelo mesmo problema.

Estimulando indicações e novas vendas: Caso durante a pesquisa o cliente elogie os serviços e/ou serviços, a empresa pode aproveitar para solicitar indicações de amigos que possam consumir os mesmos produtos e/ou serviços. E também aproveitar para informar promoções e ofertas garantindo assim novas vendas. Conheço várias empresas que tem aumentado suas vendas com o pós-venda algumas chegam a vender quase 32% somente com o pós-venda. 

Mas de nada adianta as práticas se sua empresa não praticar o controle dos dados.
Uma planilha deve ser preenchida com as sugestões e reclamações dos clientes que depois passarão as mãos do empresário ou gerente que analisam as possíveis mudanças.
È importante dar atenção às sugestões principalmente àquelas que são apontadas por vários clientes. O melhor de tudo é quando o cliente volta à loja e percebe que sua sugestão foi atendida, a fidelização é isso. Num relacionamento precisamos ouvir o outro lado, agradar, tornar público a atenção que ele merece. 

Clientes não querem prêmios, mas sim respeito! 

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