Seu cliente é rentável?

Quanto se investe para trazer um cliente até sua empresa?
São vários fatores que influenciam visita de um cliente à sua empresa, localização, infra-estrutura, toda a divulgação.
Um imóvel bem localizado, a infra-estrutura impecável a divulgação, todos tem seu preço. Sua equipe faz um atendimento de qualidade, mas é certo que foi explorado todo poder de compra do seu cliente?
As empresas gastam muito com divulgação do produto ou serviço, mas o quanto este cliente é rentável? Se você tem uma loja de CD’s por exemplo, fez panfletos, e conseguiu vender bem. Por que não fazer com que estes clientes voltem a comprar, ou melhor, que eles comprem somente em sua loja?

Como fazer isso? Este é objetivo principal deste artigo.

Além de ter um bom atendimento, e um produto de qualidade, fatores que, são no mínimo essenciais, há outras ações que podem, efetivamente, fazer com que você aumente a rentabilidade da sua empresa por cada cliente. 

1)Crie vínculo

Mas crie vínculo de retorno, dê ao cliente um cupom bônus de R$10, por exemplo, e diga que ele tem esse valor de crédito para próxima compra.
No caso de serviços, dê um cupom que faça com que o seu cliente experimente um pouco do que você pode oferecer. 
Mas tome muito cuidado, faça de forma a ser rentável.

2)Bonifique! 

Mesmo que por mais simples que seja, crie um sistema de bônus. A cada 7 cortes de cabelo ganhe 1, ou a cada 10 pizzas ganhe outra. E para não queimar seu sistema, evite letras miúdas, como: Válido somente para pizzas da promoção Isso irrita os clientes, ou ainda, “Válido por um período de 2 meses!”. Quanto mais simples melhor, lembre-se que o cliente já possui informações demais para absorver.

3)Gere cadastros mais interessantes

Sorteie 1 prêmio para obtê-los. Faça perguntas pertinentes a seu negócio e que podem ajudar a gerar mais negócios. Se for uma loja de CD’s descubra qual o gênero de música que seu público mais gosta, se for um são de beleza pergunte a data de aniversário e ofereça descontos no dia no qual o cliente comemore. Quem não quer ficar bem arrumado no dia em que comemora o nascimento? 

Estas são ações simples que podem ajudar e muito a rentabilidade da empresa.
O que é impossível conceber, é que o esforço que as empresas fazem para conquistar novos clientes seja maior do que para mantê-los. Fazem promoções com músicas e palhaços, prêmios. Por que não premiar os atuais por comprarem mais? utiliza os produtos da empresa a promoçstar novos clientes do que para mantber que seu gasto com prospecç

Lembre-se quanto mais seu cliente comprar mais rentável ele vai ser, lembre-se disso valorize muito os atuais, invista neles e vai perceber que seu investimento com prospecção vai ser bem menor. Faça com que sua empresa seja bem comentada e colherá bons frutos. 

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