Teleagendamento

O telemarketing encurta distâncias e economiza tempo e dinheiro.
O teleagendamento é uma aplicação do telemarketing que consiste em agendar com clientes visitas à empresa para oferecer produtos ou serviços.
Serve justamente para auxiliar vendedores externos a gerenciar os clientes.
Vamos conhecer a história de Paulo, ele é vendedor de uma distribuidora de peças para automóveis possui mais de 122 clientes. Todos estes clientes foram conquistados com muita dificuldade durante 2 anos. 
Há a possibilidade de Paulo atender a todos os clientes em 1 mês considerando que alguns moram em cidades vizinhas?
Claro que não!
Por este motivo a empresa na qual o Paulo trabalha implantou o telemarketing para teleagendamento, desta forma os clientes são agendados e pequenos pedidos são feitos por telefone mesmo, somente em alguns casos o cliente é visitado, mas sempre tem a atenção da empresa.
Vamos ver uma abordagem desta empresa a um dos clientes que eles conquistaram. Talvez sua empresa possa adotar esta estratégia.
Todos os nomes e produtos foram trocados, pois a empresa preferiu ficar anônima.

C: Posto Canto Amigo, boa tarde.

A: Boa tarde, com quem falo?

C: Jéssica.

A: Olá Jéssica, meu nome é Fabíola da Petrolândia, o Antônio do setor de compras está?

C: Sim, vou transferir.

C: Antônio.

A: Olá Antônio, é a Fabíola da Petrolândia, tudo bem?

C: Oi Fabíola, tudo bem?

A: Tudo, estou te ligando, pois bem nesta época é a qual vocês vendem mais o óleo T120, como está seu estoque?

C: Vou verificar no sistema perai. Estão bem informados hein? 

A: É sempre bom pra não faltar para vocês nem para seus clientes.
C: Ta em falta mesmo.

A: Vamos pedir 150, como da outra vez?

C: Pode ser.

A: E a estopa, e filtro de ar, como está o estoque?

C: To vendo.

C: To precisando de filtro preciso de 30 para o modelo Fiesta.

A: Anotado aqui, vai ser faturado para 30 dias?

C: Sim. A entrega será feita quando?

A: Em até 6 dias. Vocês terão estoque até lá?

C: Certo. Temos sim.

A: O Paulo irá visitar você na sexta-feira. Você estará aí no posto o dia todo?

C: Somente durante a tarde.

A: Então fica agendada a visita para sexta-feira, à tarde, ok?

C: Ok.

A: Mais algum pedido?

C: Chega ne? (risos)

A: Certo. (risos). Precisando de algo é só ligar para o Paulo ou para nós.

A: Agradecemos sua atenção e desejamos boa tarde.


Vamos conhecer as técnicas utilizadas pela Fabíola nesta ligação, esta operadora de telemarketing é uma das melhores e utiliza técnicas avançadas. E neste atendimento ele dá um verdadeiro show.

Identificação: Ao ligar ela identificou-se e também a empresa na qual trabalhava.

Falar com quem decide: Também procurou chamar quem define as compras, de nada adianta começar a falar com quem não decide.

Abordagem de vendas com identificação de necessidades: Observe a frase da Fabíola, “Estou te ligando, pois bem nesta época é a qual vocês vendem mais o óleo T120, como está seu estoque?”. Ela só pode fazer esta pergunta porque a empresa na qual ela trabalha tem um sistema de CRM lembra? Aquele que vimos no primeiro módulo do curso.
Ela ao mesmo tempo falou o motivo da ligação e já identificou a necessidade do cliente perguntando se o produto estava em falta.

Fazer sempre a melhor oferta: A Fabíola viu no sistema que a maior compra daquele produto por aquele cliente era de 150 unidades, então ofereceu este para que a comissão dela e o faturamento da empresa ficassem maiores. Nunca fique com medo de fazer uma oferta, sempre lembre que o cliente pode vai dizer se gostou ou não da oferta, daí então, se necessário, vocês negociam.

Venda Adicional: Nunca pense que a compra já está efetuada. Garanta uma venda adicional sempre que puder. Neste caso Fabíola associou a compra do cliente, se vendeu muito óleo precisou de estopa e também muita gente já troca o filtro de ar. Então soltou a pergunta que garantiu a venda adicional.

Mostrar preocupação com o cliente: Observe a fala da Fabíola, quando o cliente questionou quando seria a entrega “Em até 6 dias. Vocês terão estoque até lá”. Agora eu lhe pergunto faz parte da função dela se preocupar com a entrega? Claro que sim, desta forma cria-se empatia com o cliente, o que facilita o relacionamento.

Agendamento da visita: Fabíola não só agendou a visita como também confirmou com o cliente se ele estaria lá para receber o Paulo para evitar desperdício de tempo e recursos.

Perguntar se o cliente deseja mais alguma informação: Sempre se mostrar disposto. Mas nossa operadora não só fez isso como também tentou emplacar mais uma venda com a pergunta: “Mais algum pedido?”. Alguns operadores ainda insistem em perguntar, deseja mais alguma coisa? Ninguém compra mais alguma coisa.

Despedida: Independente de como o cliente o tratou é necessário que você seja cordial e agradeça a atenção.

Ótimas Vendas 

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